NOTA DE ABERTURA
​
"A educação é um direito básico”
​
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 26, o direito à educação destina-se a obter o pleno desenvolvimento da personalidade e a promover as liberdades fundamentais.
​
Nunca antes na história da humanidade tinha sido possível executar integralmente esse direito. Agora, graças ao desenvolvimento tecnológico e cultural, podemos realizar esse sonho da humanidade. Depende de nós que o conhecimento, veiculado agora de forma mais célere pela tecnologia da informação e da comunicação, seja disponibilizado a todos para alcançar uma verdadeira revolução educacional genuína.
​
Os Recursos Educacionais Abertos (REA) podem ser usados ​​para tornar a educação acessível a todos e garantir que a globalização não seja apenas económica e cultural, como é hoje, mas também uma globalização verdadeiramente educacional.
​
Desta forma, acrescentámos o prefixo “a” de “Aberto / Acesso livre” que deixa espaço para um novo processo de ensino/aprendizagem, inovador e que vai ao encontro das exigências da sociedade em rede em que vivemos.
​
Aderimos ao Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e registámos no Directory of Open Access Journals (DOAJ). A nossa política editorial é a de publicar artigos originais e de qualidade em qualquer àrea de saber / conhecimento e que se insira nos campos: Académico, Organizacional e Didático-pedagógico (desenvolvendo e promovendo práticas educacionais abertas).
​
Continuamos a integrar links de páginas Web, vídeos online e e-books de elevado potencial para a temática dos REAs e a ter uma licença Attribution 4.0 International.
​
Este n. º 2 representa mais um passo no movimento REA rumo ao direito à educação, ao conhecimento de e para todos.
​
Ana Nobre
​
Clique para voltar
ao menu anterior.