Professora Doutora Ana Nobre
Professora Auxiliar de Nomeação Definitiva na Universidade Aberta de Portugal.
DOCTORAT em Didactologie des Langues et des Cultures - Mention Très Honnorable pela Universidade Sorbonne Paris III, grau equivalente ao de Doutor do Ramo da Didática.
É membro do Plenário do Conselho do Departamento de Educação e Ensino a Distância; membro eleito do Senado da Universidade Aberta; investigadora colaboradora do Laboratório de Educação a Distância da Universidade Aberta e docente em cursos de graduação e pós-graduação do DEED, do DH e do DCSG.
Iniciou a sua atividade letiva em 1988 na Université Sorbonne, em Paris, como assistente e no ano seguinte foi convidada pela Alliance Française para lecionar, também em Paris.
Em 1989/90 foi professora de Língua Francesa, Literatura, Cultura e Tradução no ISLA, em Lisboa e em 1990/99 de Língua e Cultura Francesa na Universidade Autónoma de Lisboa.
Desde 1998 que é professora auxiliar na Universidade Aberta, em Lisboa.
As suas áreas de interesse científico e de investigação são em: Modelos de Educação em eLearning; Avaliação do eLearning; Didática da Língua; e Ensino/Aprendizagem de línguas estrangeiras online.
Autora, individual ou coletiva, de diversas publicações na temática do eLearning e aprendizagem online de línguas estrangeiras.
Olá a todos!
O meu nome é Hélder Pereira e a minha integração neste projeto concretiza a minha paixão pela Educação, pela Tecnologia e pela vontade de que ambas dancem de forma ritmada e harmoniosa.
A minha formação de base é em História, Ramo Educacional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto desde 2004.
A minha experiência profissional prende-se, na sua maioria, a atividades ligadas à Educação, como professor e como formador. Dos acetatos, aos slides, aos PowerPoints, aos Quadros Interativos a outras estratégias pedagógicas inovadoras no seu tempo e que, gradualmente, foram acompanhando as inovações tecnológicas, procurei sempre acompanhar a evolução tecnológica. Sou um apaixonado pela implementação de projetos pedagógicos que visem a mudança do paradigma educativo para uma Educação efetiva e de sucesso.
Atualmente coordeno projetos educacionais de tecnologia educativa, no sentido da formação de professores para a utilização de novas tecnologias em contexto de sala de aula, nomeadamente no Brasil, com a utilização de quadros interativos, computadores/tablets e softwares de interação, gestão e gravação pedagógica. Juntamente, dinamizo e desenvolvo recursos pedagógicos digitais interativos para o mercado brasileiro (também já integrei projetos cujo foco era o mercado português, moçambicano e angolano).
Este projeto integra uma atividade da unidade curricular de Materiais e Recursos para Elearning do Mestrado em Pedagogia do Elearning, da Universidade Aberta, que atualmente tenho o privilégio de frequentar.
O que pela REAeduca for sendo publicado irá sempre refletir um objetivo conjunto com o meu colega Rui Rosa, um ajuste e uma afinação entre Educação, Pedagogia e Tecnologia.
Boas leituras a todos!
Olá eu sou o Rui Rosa e estou neste projeto por paixão!
Desde cedo me dediquei a duas paixões: à pedagogia e às novas tecnologias. A primeira formação que tive em informática foi em 1987 e nos anos seguintes frequentei diversas disciplinas (Universidade de Évora) realizadas no âmbito da pedagogia e educação em Matemática. Nesse tempo ainda se trabalhava com acetatos.
Durante mais de 15 anos lecionei, no ensino secundário e profissional, Matemática e Informática. Uma das minhas preocupações sempre foi aliar os vários saberes às tecnologias como fonte motivacional para os meus educandos.
Na licenciatura que terminei recentemente em Gestão de Recursos Humanos (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes – Portimão) continuei a me sentir sensibilizado para as áreas da Formação e Desenvolvimento dos colaboradores de uma organização. Quer seja no levantamento das necessidades de formação, até à avaliação a médio prazo dos resultados da mesma, são assuntos que para mim são bastante pertinentes. Uma organização (escola, empresa, associação, …) tem o bem mais valioso – as pessoas. E são as pessoas que, com as suas aprendizagens, contribuem para as organizações aprendentes.
Este projeto, de uma revista onde o tema central são os Recursos Educacionais Abertos, surge no âmbito da unidade curricular de Materiais e Recursos para eLearning do Mestrado em Pedagogia do eLearning (Universidade Aberta) que atualmente frequento.
Este meu percurso de vida, sempre à volta das mesmas paixões: educação, pedagogia, tecnologia!