Sondagem REA
Entre os dias 10 e 18 de fevereiro foi lançada pela REAeduca na rede social Facebook uma sondagem sobre o conceito e potencial pedagógico dos Recursos Educacionais Abertos.
O questionário lançado foi desenvolvido na plataforma Google Forms e destinou-se a professores/formadores/educadores de todos os nÃveis de ensino.
A sondagem foi composta por 12 questões, a saber:
-
1 questão aberta;
-
11 questões fechadas (3 das quais com uma escala de Likert de 3 pontos).
A conceção desta sondagem foi orientada pelos seguintes objetivos:
-
aferir o acesso dos professores às tecnologias da informação;
-
diagnosticar nÃveis de familiarização com as tecnologias de informação;
-
conhecer o tipo de uso das tecnologias de informação por parte dos professores inquiridos;
-
averiguar nÃveis de conhecimento e sensibilização para o movimento REA.
Os dados recolhidos, num total de 57 participantes, foram alvo de uma análise estatÃstica descritiva, que apresentamos em anexo.
A sondagem levada a cabo permite verificar que o nÃvel digital dos participantes é elevado, o que evidencia claramente a sociedade de informação e conhecimento em que vivemos. O uso de recursos disponÃveis na Internet é uma realidade bastante nÃtida nos resultados obtidos, mas nem todos têm a preocupação relativamente à s condições de licenciamento dos mesmos. Não obstante, os 5Rs que são pilares do movimento REA evidenciam-se como fatores bastante relevantes para a utilização de recursos educacionais, o que nos demonstra claramente o potencial pedagógico e ajustado dos REAs para este contexto. Os REAs são largamente conhecidos pelos participantes na sondagem, facto que fica facilmente alargado dado o nÃvel de literacia digital dos participantes. Esta tipologia de recursos abertos mostram-se como uma presença bastante pertinente para a motivação dos alunos, que constroem o conhecimento de forma colaborativa, com a inclusão de inovação tecnológica, num ambiente de acesso à educação mais democrático.
Clique para voltar
ao menu anterior.
Clique para fazer download da sondagem.